quarta-feira, 6 de julho de 2016

Resenha #01 - Uma Prova de Amor

Título: Uma prova de Amor 
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance/Chick-lit
Número de páginas: 432
Ano: 2013
Avaliação: 
Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois… os filhos. Não é assim?
Não para Claudia Parr. A bem-sucedida editora de Nova York não pretende ser mãe e até desistiu de encontrar alguém que aceite esta sua escolha, mas, então, ela conhece Ben. O amor dos dois parece ideal. Ben é o marido perfeito: amoroso, companheiro e — assim como Claudia — também não quer crianças. No entanto, o inesperado acontece: um dos dois muda de ideia a respeito dos filhos. E, agora, o que será do casamento dos sonhos?
Uma Prova de Amor é um livro divertido e honesto sobre o que acontece ao casal perfeito quando, de repente, os compromissos assumidos já não servem mais. Contudo, é também uma história sobre como as coisas mudam, sobre o que é mais importante, sobre decisões e, especialmente, sobre até onde se pode ir por amor.
Quando iniciei essa leitura confesso que não dava muita coisa pelo livro, ele parecia mais um belo chick-lit clichê desses que a gente encontra em qualquer livraria como Best-Seller. Porém ao começar a acompanhar a história da nossa protagonista Claúdia, me perguntei o por quê de ter adiado tanto essa leitura e me arrependi amargamente de não ter dado mais crédito a esse livro maravilhoso antes!

Em Uma prova de Amor da autora Emily Giffin nós conhecemos a história de Claúdia e Ben. Um casal apaixonado, com quase tudo em comum, até mesmo o fato de os dois quererem uma união estável porém sem filhos. Mas após alguns anos de casamento esse quadro muda, e o antigo Ben decidido a viver aventuras e nunca ser pai passa a sentir um enorme desejo em relação a paternidade.


Claúdia sempre soube o que queria: Ela nunca seria mãe! Ela tinha sua carreira como Editora de livros em uma grande empresa e uma vida profissional admirável. Seu relacionamento com Ben era de se invejar, o típico casal de revista, feliz e compromissado um com o outro. O amor entre os dois é do tipo real e excitante. Mas tudo muda quando Ben quebra o contrato que os dois tinham desde que se conheceram em relação a maternidade e começa a insistir no assunto intocável.

É nesse momento que o casamento deles entra em xeque e decisões difíceis precisam ser tomadas. Poderá esse amor superar uma crise como esta? Será que um dos dois será capaz de abrir mão daquilo que deseja pelo outro? 

Uma prova de amor é um romance leve, divertido e dramático ao mesmo tempo. A autora consegue fazer com que o leitor se identifique com seus personagens e compreenda-os em todos os seus aspectos. Seus protagonistas são muito inteligentes e sensatos, e isso é realmente ago que eu preso em um livro. É muito bacana acompanhar os pensamentos da Claúdia através de sua narrativa em primeira pessoa. 

Eu adorei a trama de um modo geral, ela é apaixonante e imprevisível. Há várias reviravoltas na vida da nossa protagonista e a cada novo acontecimento eu me vi torcendo por sua felicidade acima de qualquer coisa. Me identifiquei muito com ela e com seus medos, com os tabus que ela enfrenta e sua forma de lidar com tudo isso.

Os personagens secundários não ficam atrás em profundidade. As duas irmãs de Claúdia: Daphne e Maura se mostram grandes mulheres e vivem seus próprios dramas familiares. Jess a melhor amiga de Claúdia mostra um outro lado de uma história já bem conhecida sobre casais e amantes... Todos os personagens desse livro tem seu próprio momento e são bem trabalhados pela autora.

E o que eu mais gostei nesse livro foi o fato de autora trabalhar apenas com grandes mulheres. Todas elas, sem nenhuma exceção, são fortes a sua maneira. Todas tem defeitos e não temem em mostra-los. Todas passam ou já passaram por uma situação complicada e conseguiram de algum modo superar os problemas e transpor barreiras colocadas pela vida. Mesmo tristes e com o coração partido, mesmo tendo que deixar o ego e o orgulho de lado às vezes elas se mostram implacáveis em buscar aquilo que desejam.

O final é totalmente compatível com aquilo que se espera em um bom romance, sem ser muito previsível. Eu gostei muito dele e acredito que vocês também vão gostar :)

Por fim, deixo aqui a minha recomendação de leitura super descontraída para uma tarde ociosa de domingo

16 comentários:

  1. Nossa sua resenha me deu vontade de ler esse livro! Realmente o título nos faz pensar que seja um daqueles clichês, então, qualquer dia vou me aventurar nesse romance rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que te deixei curiosa :)
      Espero que você curta a leitura tanto quanto eu, beijos *-*

      Excluir
  2. Essa resenha está maravilhosa, eu já tinha visto livro mais não sabia se era bom comprar logo ou esperar e essa resenha me ajudou bastante a conhecer um pouco mais sobre o livro e é claro que já quero kkkk. A capa está linda tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jacqueline, elogios são sempre bem-vindos né ;) kkk
      Torcendo aqui pra que você goste da leitura tanto quanto eu, beijos *-*

      Excluir
  3. A capa do livro é bem romântica, a história é leve, gostei do livro pois a Emily escreve muito bem,e esse livro é uma reflexão sobre a vida, Ana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, é mesmo uma grande reflexão, como dizia um velho ditado "A arte imita a vida e a vida imita a arte" esse livro é a exemplificação disso :)
      Obrigado pela visita, beijos :)

      Excluir
  4. Carol, estava com saudades!!!
    Já me vejo lendo este livro numa tarde de domingo com este friozinho gostoso que tem feito!!!
    Adoro livros com estas historias com reviravoltas e personagens tendo que rever suas convicções, ainda por cima com personagens fortes, marcantes... Já vou procurar por ele! Amei a dica!!
    Beijos!!
    Ale | www.divatododia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, também estava com muita saudade de blogar e é muito bacana saber que mesmo com esse meu tempo fora a gente consegue manter esse laço de amizade :) Espero que você aprecie a leitura tanto quanto eu!
      Beijos e muito sucesso! *-*

      Excluir
  5. Amei a resenha!!!
    Assunto delicado heim!!! Me deixou com vontade de ler, gosto de Emily Griffin, escreve muito gostoso!!!
    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2016/07/pond-nail-desafio-inverno.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, obrigado :)
      É um assunto bem delicado mesmo, mas a Emily faz tudo parecer tão simples sabe... ao mesmo tempo que nos faz refletir. Vale a pena a leitura!
      Beijos

      Excluir
  6. Gosto bastante quando a história tem reviravoltas imprevisíveis, então você já me conquistou aí mesmo! haha! E com as mulheres no poder então, entrou pra minha lista! :)

    bjs e tudo de bom,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Renata, espero que esse livro te agrade tanto quanto a mim :)
      Essa parte de mulheres no controle de suas próprias vidas foi marca registrada nesse livro, você vai gostar muito da protagonista ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Olá tudo bem? não conhecia esse livro, porém pela a capa, titulo e a sua renha gostei muito da histótia. Amei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Re :)
      Torcendo aqui pra que a história te agrade tanto quanto agradou a mim *-*
      Beijos

      Excluir
  8. Esse livro é muito amorzinho *-* Já tinha lido assim que saiu, em 2013. Agora lendo a sua resenha, me deu vontade de reler HAHAHA E agora?
    Adorei e o blog tá lindo ♥
    paulinhacoreixas@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca julgue um livro da Emily Giffin, ela é famosa por ser imprevisível. HAHAHA
    É complicado quando uma pessoa inicia um relacionamento com outra envolvendo uma espécie de acordo com a qual a outra poderá facilmente romper. Se casar não querendo filhos achando que o parceiro não vai querer ter um filho pelo resto da vida é como prometer nunca mais tomar banho na água quente: Um dia vai acontecer
    (faço uns comentários sem nexo né? Não regulo bem).

    Esse livro é ótimo, já li e reli.

    www.catracaseletiva.com.br

    ResponderExcluir