sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resenha #12 - Desastre

DesastreTítulo: Desastre
Autor: S. G. Browne
Editora: LeYa
Gênero: Romance
Número de páginas: 272
Ano: 2010
Avaliação:
Regra Nº1: Não se envolva com humanos.
Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro.
Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa. 

Desastre é um livro bem atípico, e trás em seu contexto personagens singulares e cheios de personalidade. É uma espécie de fábula onde cada designação humana é representada por uma entidade específica. São vários os personagens citados durante a leitura, mas os principais são Fado, Destino, Carma, Gula e Morte...

Fábio (Fado) é responsável pela designação da vida de 70% da população humana . Em outras palavras, ele costuma ser responsável por seus fracassos e derrotas, mas não gosta disso e não acha nada bacana ter de representar tal sentimento, pois as pessoas tem no geral bons futuros, o problema é que elas sempre acabam se distraindo desse caminho e muitas terminam no fracasso total. E é por tentar mudar isso que Fábio entrará em uma grande encrenca com Jerry, a entidade suprema.

Ao tentar mudar o futuro das pessoas que estão na sua lista de fracassos, ele acaba as encaminhando para o caminho de Destino, só que essa ruiva atraente e misteriosa que adora chamar a tenção não irá gostar muito dessa brincadeirinha e fará o possível para estragar os planos de Fado...

Porém o maior problema no plano de Fado é que a exposição aos humanos é extremamente proibida, e ele anda burlando essa regra pra estar ao lado de Sara, sua atraente vizinha . Mas como tudo que é bom dura pouco, o romance deles acaba sendo descoberto por Destino e denunciado pela mesma as autoridades celestiais. O que acontecerá com Fado agora que foi exposto? Qual será então o seu próprio "destino"?

Esse livro é recheado de sarcasmos e ironias e eu o amei por isso, é simplesmente hilário. Os personagens são super divertidos e por isso te cativam facilzinho. Ele mostra que ninguém é perfeito e todos estão propensos a erros e Fado é o maior exemplo disso, o que o torna tão verdadeiro e especial. O relacionamento dele com a Sara é bem fofo e convence o leitor.

Essa foi uma leitura bem rápida pois tanto o estilo de narrativa quanto os acontecimentos da trama a tornam fluída e facilitam a leitura. A história em si é bem autêntica apesar do romance clichê e os personagens são o principal atrativo da obra.

Desastre é um livro para se distrair e ser levado na esportiva . É uma trama leve e divertida, rápida pra se ler e curtir em um dia monótono. A diagramação é das mais simples, porém a falta de erros de ortografia que é algo essencial para uma boa leitura conseguiu compensar :)

7 comentários:

  1. Olá
    Eu li esse livro, só não gostei muito do final, mas enfim....
    Excelente resenha e realmente o livro é até divertido, imagina a morte com TOC? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, deu vontade de ler!
    Ah e que layout lindo do seu blog, to apaixonada <3
    www.desencana.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro já tem anos de lançamento e nunca tinha ouvido falar dele... Rs.. Adoro obras que usem sarcasmo e ironia, e só por isso fiquei com vontade de ler. É bom saber que os personagens cativam.

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Primeiramente: eu adorei o layout do seu blog!
    Já tinha visto esse livro antes, e tinha curiosidade de lê-lo, mas não me lembrava a premissa dele...hehe' Parece ser muito bacana, e eu adoro personagens e histórias hilárias...hehe' Fico feliz em saber que você gostou do livro.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Há algum tempo atrás eu era louca para ler esse livro, porém li tantas resenhas negativas que perdi o interesse.
    Adorei saber mais a respeito da obra através de uma perspectiva positiva, outra vez eu fiquei encantada pelo enredo e com vontade conhecer a fundo.
    Acho que vou voltá-lo para a lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    Antigamente eu estaava louca para ler esse livro, mas eu desanimei bastante... sua resenha está muito boa, mas em contrabalanço com as resenhas negativas que li e tudo mais me deixou em dúvida

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia a obra e já fiquei interessada. Gostei bastante do enredo que você apresentou...já estou anotando a dica para ler em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir